Se você é alérgica a algum tipo de cosmético sabe que não é fácil encontrar um produto que pode ser aplicado sem produzir nenhuma reação nociva. No caso dos esmaltes hipoalergénicos, existem cada vez mais fabricantes que produzem esmaltes com composições menos tóxicas.

Para que você entenda melhor, as palavras hipoalergénicos e 3Free, são cada vez mais famosas no mundo dos esmaltes. Elas se referem a esmaltes livres de Formaldeído, Tolueno e DBP (substâncias tóxicas ), ou seja, são esmaltes livres de substâncias que podem criar reações alérgicas. Abaixo explicamos para que servem cada um dos componentes:

  • Tolueno: este componente é um solvente muitas vezes encontrado na formulação de esmaltes por ser muito barato, tem função de melhorar a aplicação e promove uma secagem rápida.
  • Formaldeído (Formol): este componente faz com que o esmalte dure mais, porém ele é um dos principais causadores de alergia. O uso do formol é controlado pela ANVISA em cosméticos, e é proibido na utilização de alisamento capilar.
  • DBP (Dibutyl Phthalate): este componente é utilizado como plastificante para maior durabilidade do esmalte, porém o uso de DBP é proibido em alguns países europeus, pois em contato com a água, pode ser absorvido pela pele (por exemplo, ao lavar as mãos).

Geralmente, quando ingeridos, inalados ou em contato com a pele, os sintomas de alergia a estes produtos são vermelhidão, irritação nas pálpebras e descamação dos dedos, além de causar irritação no sistema respiratório.

Se você perceber que tem alergia, fique um período sem usar esmaltes e procure um dermatologista  para orientá-la quanto ao tratamento mais indicado para seu caso.

Se você tem alergia a algum dos componentes que falamos acima, é muito importante ler a composição do esmalte para ter certeza que não inclui nenhum desses componentes.

Atualmente, as marcas já perceberam o grande número de pessoas que necessitam deste tipo de esmalte e decidiram lançar produtos dermatologicamente testados e livres destas 3 componentes.

Neste artigo vamos falar de marcas 7 que contém esmaltes hipoalergénicos. Estes esmaltes podem ser utilizados para todas as mulheres, tanto por aquelas que sofrem com problemas de alergia, como por aquelas que preferem esmaltes mais naturais e com menos produtos tóxicos.

7 marcas de esmaltes hipoalergénicos vendidas no Brasil

Clinique

A marca tem muita  aceitação das mulheres que sofrem de alergias. Seus esmaltes são formulados para pele sensível e tem uma gama de cores que segue as tendências da moda.

 

Revlon

Uma das líderes na área de empresas de beleza, cujo principal produto são os esmaltes. A marca oferece uma ampla gama de cores e um preço muito acessível.

 

Essie

Oferece uma linha de esmaltes livres de componentes tóxicos, além de um acabamento ótimo e de longa duração.

 

Maybelline

Sem dúvida, é uma das melhores marcas e oferece uma gama de 48 cores livres de Tolueno, Formaldeído e DBP.

 

Granado

A sua gama é composta de 39 cores, livres de parabenos, Tolueno, Formaldeído e DBP.

 

La Roche Posay

A marca contém esmaltes que também fortalecem as unhas além de não conterem componentes nocivos. A paleta contém em 15 tons, é enriquecida com silicone e protege as unhas de raios UV.

 

Risqué 

Os esmaltes da Risqué foram reformulados e além de ganharem uma nova embalagem, agora são hipoalergénicos, sem tolueno, formaldeído e DBP.

 

As 7 marcas acima foram especialmente concebidas para as mulheres que sofrem com alergias. Em qualquer caso, antes de comprar qualquer destes esmaltes hipoalergénicos é aconselhável avaliar a sua composição para garantir 100% que o produto não será prejudicial em qualquer caso.

Se os esmaltes não contém qualquer elemento nocivo, você pode comparar cores e preços entre marcas diferentes para adquirir o tom que você mais gosta e o preço mais acessível e tudo isso, é claro, sem você produzir qualquer tipo de reações alérgicas.