Remédios caseiros para unhas fracas e quebradiças

Unhas fracas: conheça as principais causas do problema

É muito frequente as mulheres se queixarem de unhas fracas, que se quebram com facilidade, enroscam nas roupas ou descamam. Existe muita falta de informação sobre o assunto: muitas pessoas acham que esses problemas são exclusivamente causados por deficiências na alimentação. No artigo de hoje iremos explicar melhor as causas desses problemas e também falar sobre alguns remédios caseiros para tratar unhas fracas e quebradiças.

Caso suas unhas estejam muito fragilizadas o melhor é consultar um dermatologista que ao examiná-las, pode verificar se as alterações ungueais que geralmente acompanham este problema estão presentes. Em geral, existe desfolhamento distal das unhas em duas ou mais camadas ou riscos perpendiculares à raiz da unha. O diagnóstico correto deve ser feito através do exame dermatológico.

Existem muitas causas para unhas frágeis e quebradiças, mas grande maioria das pessoas desenvolve a condição devido a atividades que envolvem um trauma da unha.

O trauma constante das unhas pode levar a uma deficiência de queratina que existe nas unhas, sobretudo se você manipula produtos químicos, está constantemente mexendo em água ou toca algum instrumento musical. Estas atividades são bem mais importantes para o estado das unhas do que a sua alimentação.

Na grande maioria dos casos, alterações na alimentação não prejudicam as unhas. A confusão ocorre porque o principal tratamento das unhas frágeis e quebradiças é feito com suplementação nutricional de biotina (vitamina B7), que pode levar a uma melhora destes problemas.

Que vitaminas e minerais são necessários para fortalecer as unhas?

Aumente o consumo de alguns alimentos como leite, gelatina, ovo, vegetais escuros como a couve, espinafres, gérmen de trigo, abacate, batata doce ou fígado. Estes alimentos fortalecem as suas unhas, deixando-as mais fortes e menos quebradiças, uma vez que são alimentos com alto teor de Vitamina A, Vitamina B5, Ácido pantotênico, Ferro, Cálcio e Proteína.

Receitas caseiras para tratar unhas fracas e quebradiças

Como tratar unhas fracas e quebradiças?

Existem vários motivos para o enfraquecimento das unhas mas existem algumas formas simples de resolver esse problema, anote as dicas:

– Alimentação correta

– Use luvas para lavar a louça

– Hidrate as mãos e unhas

– Use base antes do esmalte

– Deixe as unhas respirarem

– Evite usar acetona

– Evite tirar as cutículas

– Use um esmalte adequado

 

Como fortalecer unhas fracas com remédios caseiros?

1. As máscaras naturais para as unhas são uma ótima opção quando fortalecer as unhas fracas. E um dos ingredientes mais usados é o azeite de oliva, que graças às suas vitaminas e propriedades hidratantes, melhora de forma notável a aparência das unhas.

Aplique azeite de oliva com um algodão em suas unhas e deixe agir por 20 minutos, depois remova com um sabonete. Faça este procedimento várias vezes ao longo da semana, verá como isso ajudará a ter umas unhas fortes em pouco tempo.

2. Se além de fortalecer as suas unhas fracas você quer clareá-las , pode misturar um pouco de suco de limão com azeite de oliva, aplicando com algodão e deixando atuar durante 20 minutos. No final lave as mãos com um sabão neutro.

Aplique esse tratamento  de preferência à noite para não ter que lavar ou mexer em algum produto químico depois.

3. A cebola é um ótimo remédio natural e uma de suas propriedades é a de fortalecer as unhas fracas graças à grande quantidade de ferro e vitamina E que possui. Pique meia cebola e coloque em um recipiente. Depois cubra suas mãos com os pedaços de cebola e deixe suas unhas em contato com a cebola por pelo menos 10 minutos. No final deixe as suas unhas secarem sem lavar as mãos por cerca de 30 minutos.

Repita o processo várias vezes durante a semana.

4. alho é também um excelente aliado para combater as bactérias e micoses, portanto você pode adicioná-lo à sua base ou endurecedor meio alho picado e aplicar sempre antes de pintar as suas unhas, conseguindo combater a fragilidade de suas unhas.

Gostou das dicas? Quais são seus segredos para ter unhas lindas e fortes?

One Reply to “Remédios caseiros para unhas fracas e quebradiças”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *